sexta-feira, 24 de junho de 2011

                              Itapipoca

Itapipoca é um município brasileiro do estado do Ceará. É conhecida como "cidade dos três climas", por haver em seu território praias, serras e o sertão. É a terra natal do humorista Tiririca. Seu desenvolvimento confere a cidade a 12ª colocação entre os municípios mais ricos do estado.

                                          Etimologia

O topônimo Itapipoca vem do tupi-guarani itá (pedra, rocha), pi (pele, couro, revestimento) e poca (arrebentar, estourar), significando: pedra arrebentada ou rocha estourada. Sua denominação original era Arraial de São José, depois Vila Velha, Imperatriz e, desde 1889, Itapipoca.

História

As terras entre a serra de Uruburetama e ao lado oeste do rio Mundaú, que hoje fazem parte do município de de Itapipoca, eram habitadas por diversas etnias indígenas Tupi e Tapuia, entre elas: Tremembé, Anacé, Apuiaré e tantas outras etnias,.
No Século XVII, com definitiva ocupação da terras do Siará Grande, pelos portugueses, esta região começou a ser ocupada via a lei de Sesmarias. As primeiras possessões foram os sítios Santo Amaro e São José.
Com a expansão da pecuária no ciclo do couro e da agricultura do algodão, esta ocupação intensifica-se e Itapipoca consolida-se como centro urbano no século XIX.
                                                                                

Um comentário: